sexta-feira, 4 de abril de 2008

Santo Seiya

Saint Seiya, conhecido no Brasil como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma das séries mais famosas do mundo, contando a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.
Conta a saga de cinco guerreiros com a missão de proteger Saori Kido, uma garota que é a reencarnação da deusa Atena, e lutar contra as forças do mal, num ambiente repleto de mitologias.
A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada.

No Brasil, o lançamento da série em 1994 foi responsável por mudar a maneira que o público assistia animes, desencadeando uma "anime-mania", sendo percusor de outras manias, como Sailor Moon e Pokémon. Pode afirmar-se que Saint Seiya deu contribuições especiais no desenvolvimento da cultura japonesa de mangás e animes.
É a mais importante e antiga origem para Doujinshi, que acabou crescendo numa subcultura periférica significativa de anime e mangá. Os grupos Doujinshi têm atualmente um grande número de membros em várias partes do mundo.

Esquema Básico de Produção:

Storyboard
Um exemplo de story-board da abertura principal da Saga de Hades Santuário elaborado por Tatsuya Nagamine. É curioso notar a designação em uma das cenas de um "PAN", estas são imagens grandes que aparecem no anime, onde a câmera percorre esse desenho grande, é um recurso muito comum. Outro detalhes deste story-board é que ele mostra um plano onde um cisne levanta vôo nas terras geladas, introduzindo a aparição de Hyoga. Este plano acabou não sendo utilizado na versão final, as transições das cenas da abertura eram introduzidas por pétalas das Twin Sals, que também flutuavam pela tela.

O diretor Shingeyasu Yamauchi elaborando um dos story-board da Saga de Hades Santuário. Enquanto elabora as cenas, Yamauchi cronoemetra o tempo exatao que cada cena descrita deve durar, tais dados são expressos por ele ao lado de cada cena do story-board.

Layout
O Diretor (ou Supervisor) de Animação desenha os layouts baseado justamente no story-board. Os layouts, composto de rough sketches, os esboços básicos, definem o tamanho da cena, os quadros da câmera e as posições, onde os personagens se colocarão e como serão os backgrounds (cenários de fundo da cena). A partir daí, diferentes divisões do staff (a equipe técnica) vão trabalhar, separadamente, em cima disso. Cada uma das sequências, ou seja, cada cut, começa a ser trabalhado, para que depois, ao se juntarem, formem o anime que vemos em tela.


Genga
Com base nos esboços já produzidos, os animadores ou "key animators" produzem os genga, que são os chamados por alguns de "desenhos-chave da animação", ou seja, os principais desenhos que constituem uma animação, os primeiros frames de um movimento em cena de um personagem, por exemplo. Aqueles que produzem os genga também são chamados de genga ou gengamen.


Dôga
São os desenhos que compõem os movimentos. Entre os genga, os desenhos-chave, são colocados os dôga, eles são os desenhos que preenchem os gengas formando a sequência do movimento em si. Por essa razão, aqueles que produzem os dôga são chamados também de dôga, e também podem ser chamados de intervalistas.. Os dôga são escaneados para o computador após passarem pela verificação e correção dos Supervisores ou Diretores de Animação. Uma vez dentro dos computadores, estes desenhos ganham cores e são adicionados efeitos especiais se for o caso.

Haikei Genga
Enquanto parte do staff se ocupa da animação dos personagens, outro grupo se encarrega das decorações de cenários de fundo. Haikei Genga é justamente um genga dos backgrounds, os esboços dos cenários de fundo. São feitos por pessoas com o título de Bijutsu Designer ou Art Designer, e no comando desta equipe está o Diretor ou Supervisor Artístico. Esses Haikei são escaneados para o computador e lá recebem as cores definitivas e demais efeitos especiais.

Edição
Depois que ambas as equipes terminam suas funções, os personagens e backgrounds já coloridos e com os respectivos efeitos são sintetizados no computador, lá eles também podem receber mais efeitos, e assim a sequência está praticamente completa, este é o chamado processo de Fotografia. Com tudo digitalmente sintetizado vem a Edição, o trabalho de reunir os cuts (as seqüências).

Dublagem
Aquilo que conhecemos no Brasil como "dublagem", ou seja, atores emprestando suas vozes aos personagens, é conhecido no Japão como Afureco, ou seja, After Recording. É chamado assim por ser literalmente um "pós-gravação" do anime, mas isso não quer dizer que a dublagem deva esperar a conclusão de todos os processos anteriores da produção. Cabe explicar que, para os japoneses, a fase chamada de "Dublagem" (Dubbing) é aquela em que os demais efeitos sonoros e as músicas são mixadas adequadamente ao video, juntamente com as falas gravadas no After Recording. Os dubladores são chamados de "seiyuu", literalmente "ator de voz".

Fonte: www.taizen.blogger.com.br

Animação produzida pelo nosso web designer Caio Fernando, um verdadeiro "Cavaleiromaníaco", que já foi vista mais de 28.000 vezes na internet!

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha nossa!!!Tá aí um dos meus vícios principais: Cavaleiros do Zodíaco!*-*'
Interessante saber detalhes da produção do anime, quem sabe depois que eu me formar e ser beeeem sucedida, eu não monte um estúdio de animação e criação de anime?XDDD~

*sonhando*

hahahaha, Muito bacana o post de hoje, parabéns pelo blog,sem puxar o saco, mais tá muito legal gente!Quero ver agora o famigerado site (:

{ps.Eu fui uma dos 28.000 que assistiu o vídeo \o\ hauishaiuhs}