sexta-feira, 4 de abril de 2008

SOMOS TODOS IGUAIS!

O projeto
Consiste na apresentação dos serviços do Hospital Professor Cantídio de Moura Campos, através de campanha e exposição de fotos, visando mostrar a trajetória de mudanças e transformação do modelo assistencial oferecido pelo hospital. E, desta forma despertar o tema sobre respeito, diferenças, inclusão e cidadania.
A idéia principal é fazer alusão entre o poder que a arte fotográfica, a maquiagem e o visual tem em transformar pessoas comuns em celebridades, indo de encontro com a proposta de assistência da entidade em saúde mental, de forma inclusiva e humanizada: “Um pouco de maquiagem nos torna artistas. Um pouco de respeito, cidadãos”.
Os modelos escolhidos para ilustrar a campanha foram os próprios moradores do serviço residencial terapêutico, encarnando personalidades famosas como Marilyn Monroe, Elvis Presley, Frida Kahlo, Ray Charles e Charlie Chaplin.

Aceitar e respeitar o outro como ele realmente é nunca foi tarefa simples, na literatura como na vida real existem inúmeros exemplos de personalidades famosas que muitas vezes não foram devidamente compreendidas na sua época pela falta de informação e sensibilidade. Talvez a maior mensagem seja esta, que, sem a “maquiagem social” que estamos habituados a usar, somos todos iguais.

Parceria
A campanha contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, Malu Ornelas Fotografia, Thomas Degen Photos e Peagade Comunicação.

Fotografias
O material fotográfico da campanha é assinado pelos fotógrafos profissionais Malu Ornelas e Thomas Degen.
- A produção e maquiagem das fotos é da Maria Pia Ornelas, premiada em 2007 na categoria novos talentos no 13º Premio Avon de Maquiagem, entrando para o time dos melhores maquiadores do país.
- Malu Ornelas trabalha no mercado da moda há seis anos, e é representante oficial da agência Ford Models Brasil, tem seu trabalho reconhecido nacionalmente, e descobriu em 2004, entre vários modelos, Camila Finn, única brasileira a vencer a etapa mundial do Supermodel of the World. Usa o trabalho mais que como ofício, uma forma de arte.
- Thomas Degen, fotógrafo convidado para a campanha, é especializado em imagem corporativa comunicacional, e atualmente explora a vertente simbólica e documental da fotografia, introduzindo fortes características autorais ao seu trabalho.

A exposição fotográfica “Sem maquiagem somos todos iguais”, começou seu trajeto em Botucatu, passando pelo Seminário Internacional de Saúde no Hospital Sirio Libanês e atualmente pode ser vista no prédio da Secretaria de Estado da Saúde - Dr Enéas Carvalho de Aguiar, também em São Paulo.
A campanha contou com diversas peças, entre elas, postais e folders explicativos.

O que era para ser um projeto aparentemente comum acabou cativando todos os profissionais envolvidos, mostrando que um pouco de atenção pode mudar a ótica preestabelecida que temos sobre as diferenças. Com total liberdade e confiança cedida pela diretoria do hospital, imprimimos muito mais do que um mero ofício neste job, mas um pouco de nós mesmos.
Fotografar os pacientes do hospital, nesta campanha, e levar esses registros ao público é uma grande oportunidade de promover uma discussão sobre a construção do preconceito gerado por interpretações simbólicas superficiais de assuntos marginalizados.
"Essas interpretações que julgam o indivíduo são normalmente simplistas e baseiam-se muitas vezes na crença do conteúdo dos meios de comunicação em massa e em uma cultura inflexível de conhecimento" salienta Thomas Degen.
Acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelo hospital, trabalhar com profissionais sensíveis e de extremo talento, estruturar uma campanha nobre, faz o trabalho de qualquer profissional realmente valer a pena!

Nenhum comentário: