segunda-feira, 15 de junho de 2009


ADICIONE ALGO DE VALOR AO UNIVERSO

Para ser verdadeiramente inspirado por um grande trabalho, é preciso saber que você está fazendo a diferença. Que você está adicionando algo de valor ao universo. Que você é parte de algo que fará a diferença e que você tem um papel significativo nisso.
Para fazer a diferença você não precisa estar fazendo algo necessariamente grande. Você não tem de estar à procura da cura para o câncer. Mesmo uma garçonete de uma lanchonete do bairro pode estar fazendo a diferença. O fundamento é que seus esforços seriam perdidos e seus clientes teriam uma sensação de perda se você parasse de fazer o que você está fazendo.
Se o que você estiver fazendo não tiver um propósito, o prazer no seu trabalho acabará e você sentirá um vazio. Eu vivi essa sensação mais de uma vez. Eu trabalhava com ferramentas, técnicas e até mesmo com pessoas que eu gostava, mas o fim não justifica a viagem.
Você só pode se esconder nas sombras dessas circunstancias até o momento em que sua paixão começa a sumir. Você só pode desculpar sua falta de impacto sobre o mundo com “mas é muito dinheiro” ou “pelo menos estamos fazendo de forma ágil” ou mesmo “desta forma eu posso continuar usando Rails” até que a lista de histórias se repita e tudo comece a soar igual.
Lembre-se que seu tempo é limitado. Quando você descobrir que só está comendo alimentos sem calorias, olhará seu rosto pálido no espelho e verá que pode ser difícil de se reconhecer.
Lembro-me de acordar com esta cara um dia, há muito tempo atrás, e pensar que “o mundo estaria exatamente igual se eu não estivesse por aqui nos últimos seis meses”. É um sentimento terrível de arrependimento.
Mas a boa notícia é que nunca é tarde demais para fazer alguma coisa. Eu abriria mão de uma atmosfera aconchegante no trabalho e da oportunidade de utilizar uma ferramenta que gosto de usar se o preço for ter de fazer um trabalho que simplesmente não importa. Você também deveria fazer isso.

*Este texto é uma tradução de um artigo do blog Signal vs. Noise.

Um comentário:

Pá Breno disse...

Perfeito! :)