sábado, 25 de abril de 2009

em comum

Muito antes de cogitar a possibilidade de estar aqui, lá no meu TCC (trabalho de conclusão de curso), peagades e eu já compartilhávamos algumas ideias.

O projeto que garantiu minha aprovação da faculdade (rs) e da minha amiga (e compentente jornalista), Juliana Nepomucena, foi desenvolver uma monografia e um livro-reportagem sobre os maiores de 60 anos: um panorama geral das condições de vida e comportamento dos 'velhinhos'.
Por que escolhemos o tema? Não sabemos... mas aprendemos muito, com certeza. É um tema relevante, sem dúvida. Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, a estimativa é que em 2025 existam, no Brasil, cerca de 33 milhões de idosos.
Foi um ano inteiro dedicado a estudar, ler, pesquisar dados, conhecer pessoas e escrever muito!
Mas, acima de tudo, nossa ideia foi reportar exemplos de vida... função primeira do jornalismo pra nós. Simples exemplos, de pessoas simples, que apesar da idade não deixam de viver e aproveitar a vida com muita intensidade.
E, como não pode faltar no jornalismo, descrevemos no livro várias questões sociais com relação à essa idade, por exemplo: por que você fica velho a partir do momento que completa 60 anos? e por aí vai. Também falamos de assuntos sérios; com o aumento de pessoas nesta faixa etária que são ativas, inclusive sexualmente, o número de casos de aids em maiores de 60 anos aumenta surpreendentemente no Brasil. (Já viu a campanha publicitária do governo sobre camisinha para 'mulheres maduras'?).

Para escrever o livro contamos com a colaboração de diversos profissionais: sociólogos, médicos, gerontólogos, fisiologistas, entre muitos outros. E para ilustrar esses exemplos, reportamos a história de vida de muitos 'velhinhos' de Sorocaba. Foram horas de conversas que guardamos com muito carinho. Visitamos bailes da saudade, grupos de convivência, abordamos pessoas na rua, e garimpamos umas figuras únicas!

Ainda não publicamos o livro, que se chama Vai chover (o nome só entenderá quem ler, huahua). Mas publica-lo é um objetivo que temos e que iremos realizar em breve!

O que isso tudo tem a ver com Peagade?
Adoramos campanhas que retratam a simplicidade e sabedoria das pessoas. Exemplo? "Sem maquiagem somos todos iguais", "Deus ajuda, mas precisa de você para isso", "Santos rebeldes", calendários Aconchego, etc, etc.
E logo, logo teremos mais novidades!


Este vídeozinho, bem básico, fizemos para o dia da apresentação do livro. Nele mostramos nossos 'personagens'.

Bjo!


Um comentário:

JN disse...

Já aprendeu a colocar video e tudo... essa menina tá impossível!!!!!!!