sábado, 29 de março de 2008

Pequeno grande mundo novo

Horton e o Mundo dos Quem! é a nova produção em animação 3D da Blue Sky Animation, a mesma que produziu os dois filmes da Era do Gelo.
O protagonista que dá nome ao título do filme é um elefante com ouvido super aguçado que ouve os lamentos de uma micro-civilização vivendo em uma partícula de pó. O paquiderme resolve então cuidar deste pequeno mundo, apesar da sua comunidade inteira achar uma loucura e uma afronta aos seus costumes.
O filme mostra personagens simpáticos e bonachões, que precisam enfrentar alguns problemas, não importando seu tamanho. Enquanto o elefante tenta proteger tal micro-civilização, o prefeito de Quem-Lândia (sim, eles tem uma hierarquia!) tenta alertar a cidade de um fim de mundo, ainda que a alta cúpula da cidade tente mascarar uma realidade alienadamente perfeita.
O filme é baseado nas obras de Dr. Seuss (mais ou menos um Monteiro Lobato americano), autor também do personagem “O Grinch”, que se tornou um filme visualmente interessante mas com resultado bem meia boca, estrelado por Jim Carrey, o qual empresta a voz ao elefante no idioma original.
Destaque para os amigos adolescentes de Horton (incluindo um amarelo com grandes olhos, fofo e bizarro, que parece ter saído de um experimento científico), e para a canguru que se vê ameaçada sobre novos paradigmas e protege seu filhote canguru (já bem crescidinho) dentro da sua bolsa, sufocando o pobre coitado em um mundo tão chato quanto seu nariz empinado.
O filme tem tudo para agradar as crianças: perseguições, cores vivas, personagens carismáticos, comédias visuais e um mundo de Quem feliz, mas bem fora do cabo!
Alguma seqüência com desenhos animados tradicionais, incluindo uma em formato mangá, compõe alguns dos momentos imperdíveis do filme.
A intenção é mero entretenimento, não se apega a ficar explicitando lições de moral para o já vacinado público infantil.
O filme conta com site oficial, com algumas interações, onde as crianças podem até mesmo “adotar” um Quem.
Não é nenhum clássico, mas dá pra reunir a criançada para ir ao cinema, e, como desculpa, aproveitar para conferir o filme também...

Alguns detalhes e imagens da arte conceitual do filme:


Nenhum comentário: