quinta-feira, 20 de março de 2008

Dica de filme e canja de galinha não faz mal a ninguém
Entrei na sala de cinema atrasado, disputando a chave do carro, o bilhete da entrada, o leite negro do capitalismo (como o Caio chama a coca-cola aqui na agência), tudo na mesma mão, sem saber nem o nome do filme. Já acomodado, fiquei sabendo que tratava-se do filme Juno, do diretor Jason Reitman, roteirista do filme Obrigado por não fumar.
Juno é uma comédia dramática que conta a história de uma adolescente dinâmica que engravida na sua primeira relação de um amigo. Ela decide parir o rebento para depois doa-lo para um casal que julga perfeito.
É o tipo de filme descompromissado, que, pretende antes de levantar qualquer bandeira sobre gravidez indesejada, mostrar o dilema de uma adolescente de 16 anos estranha, mas apaixonante.
Logo na abertura do filme (naquele momento dos créditos principais), uma abertura com design meio vinheta de MTV já adianta sua narrativa: teen, poética e não muito convencional.
O filme trata de uma história comum, e o que pode parecer até imaturo de início, não é. Prende-se muito mais na personalidade de cada personagem e no diálogo inteligente do que na velocidade do roteiro, e consegue mesclar perfeitamente o riso e a lágrima.
A sensacional atriz canadense Ellen Page (aquela bonitinha do filme X-man 3) empresta todo seu talento e rouba a cena da ala juvenil do filme. Longe dos mega orçamentos hollywoodianos, este longa arrecadou nos EUA mais de 10 vezes o valor de seu orçamento de US$ 7,5 milhões.
O diretor acerta a mão no universo feminino do filme, na trilha sonora clássica e alternativa e no visual que compõe o mundo das personagens, uma escolha as vezes esteriotipada, mas ao meu ver, válida.
Juno é um filme honesto, leve e sensível. Sem explosões, carros pegando fogo, heróis a prova de balas e mutantes despedaçados, mas com um roteiro que compensa qualquer um desses efeitos especiais que estão na moda. Vale a pena!

Trailer do filme

3 comentários:

Euzer Lopes disse...

O dia que eu acabar minha pós graduação (setembro), cinema vai voltar a fazer parte da minha rotina

Anônimo disse...

Boa dica, vou ver se ainda tá em cartaz na minha cidade.

Abraços

Igor Thiago disse...

Puts!
Eu estava afim de ver o filme mas já saiu de cartaz aqui na minha cidade :(
Agora o jeito é esperar o dvd :D

Abraços mano, belo blog, curti o layout

Puts!